Trabalho, Solidariedade e Tolerância
A Sociedade Espírita Amor e Caridade nasceu da boa vontade de algumas senhoras, entre elas, a Sra Sílvia da Silva Guatimosim.
Na época liam o evangelho, faziam pequenas preleções, ministravam o passe faziam reuniões de desobsessão, sempre que se apresentava alguém necessitado dessa terapia.
Compareciam, de dia ou de noite, sempre que chamadas para uma prece ou doutrinação a entidades obsessoras.
Era um trabalho difícil, sem meios de transporte, mas lá iam elas, mesmo com mau tempo, atender alguém, apesar dos protestos dos maridos pela ausência do lar e a dificuldade de aceitação de uma cidade de fé predominantemente católica.
A primeira sede da Sociedade situava-se na rua Barão do Triunfo, 1251. Foi doada não oficialmente e por ocasião do desencarne do doador, um dos herdeiros a colocou à venda. A senhora Arminda Ferreira, trabalhadora da casa, que morava com dona Sílvia, por sugestão desta, comprou o terreno com a casa, para que a sociedade não ficasse na rua, sem sede.
Em 20 de abril de 1963, juntou-se ao grupo de trabalhadores da sociedade, o Sr Rudi Pinheiro, que certamente foi designado e esclarecido pela espiritualidade superior.
Ele providenciou a existência jurídica da casa, registrando seu estatuto como sociedade civil.
Em 5 de dezembro de 1967, foi aprovada a filiação e registro junto à FERGS (Federação Espírita do Rio Grande do Sul).
A sociedade tinha em seu quadro trabalhadores da Sociedade Espírita Bernardina Bitencourt, que também existia em Osório. Como aconteceu com a Sociedade Amor e Caridade, eles também perderam o prédio.
Esse contexto ensejou a união dos trabalhadores das duas sociedades, que juntos somaram esforços e adquiriram o terreno onde hoje é a atual sede. No ano de 1980 a sociedade passou a funcionar com sua sede própria, localizada na rua Reduzino Pacheco, 1255, no bairro Sulbrasileiro.
Durante cerca de vinte anos também esteve presente no Bairro Medianeira, em área cedida por empréstimo pelo município, no local denominado Núcleo do Bairro Primavera, atuando junto àquela comunidade carente, com foco na infância e juventude e divulgação da Doutrina Espírita.
Sua Presidenta atual é Liane Felipe da Silva, em sua segunda gestão, para o período de 2025-2026.
Texto original: Nelcy Cordeiro
Atualização: Marcelo Alacarini
cedil;ão: Marcelo Alacarini
>